domingo, 25 de julho de 2010

Trabalho de Biologia "A Célula e Eu".

SOMOS AS CÉLULAS

Assim sempre vamos estar

Com harmonia e satisfação
E sem nos separar
Levamos tudo a sério sem vacilar
Um pouco de ordem para nos multiplicar
Lembrando que a membrana é o nosso portão
Atentamente observando quem entra ou não

Ela me protege e faz parte de mim

Eu também tenho citoplasma
Um tipo de líquido assim, gelatinoso chamado hialoplasma

Junto a ele mergulhado estão as organelas
Uma união perfeita formada por cada uma delas
Numa completa harmonia cada uma tem sua função
Tenho mitocondrias, complexo de golgi e o lissomo para a minha digestão
O rel e o reg e também os ribossomos para completar a formação
São essas minhas organelas

E bem no centro entre elas tem o órgão principal

Inserido nele o que nos torna desigual
Núcleo é o nome dele e
Sua função é comandar
E nele está: a membrana nuclear ou carioteca posso chamar
Permitindo o citoplasma e o núcleo se
Ali dentro tem também nucleoplasma e o nucléolo
Realmente é interessante quando se trata de cromossomo
Assim também chamado cromatina e assim somos
Verdadeiramente responsável pelas características hereditárias
E contendo assim o DNA e o RNA presente em toda faixa etária
Indispensáveis para mim e para vocês
Simplificando, as células tem tudo isso de uma só vez.

Componentes: Camila, Elielma, Jamilton, Jackson, Guilherme, Luziane, Natanny e Osmilson.



Componentes: Damiana, Ednéia, Jeane, Joelma, Leidiane, Maíres, Silmara e Tailane




Componentes: Jerferson, Luciano, Marcelo, Monique e Valdilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário