quarta-feira, 21 de julho de 2010

Trabalho de Filosofia "Mitos"


A MULA SEM CABEÇA

Um certo dia, meia noite dia de lua cheia o senhor Wilson Arruda de Oliveira estava em sua casa quando ouviu um barulho de pisada de cavalo ao abrir a janela de sua casa, avistou uma mula sem cabeça preta e um homem estranho com uma capa preta, rapidamente ele fechou a janela e ficou olhando pela brecha da janela, derrepente ouviu passos de pessoas que vinham da festa de São João em Valentim e aquele bicho estranho desapareceu.

CRIANÇA DAS PERNAS TORTAS

Há muitos anos atrás nasceu uma criança, seus pais acreditavam muito nos poderes milagrosos dos santos e festejavam com muita fartura o São João, era um grande desejo deles que tivessem um filho, por isso essa criança foi motivo de muita alegria e comemoração, porém ao decorrer do tempo eles perceberam que a criança tinha as pernas tortas e seus pais não sabiam o que fazer, até que um vizinho disse ao pai que antes de plantar uma árvore para ser usada numa fogueira para São João, que ele colocasse e tirasse a criança 3 vezes no lugar em que a árvore seria plantada, após isso a criança não teria as pernas tortas graças a proteção de São João.

PULA FOGUEIRA

Contam a história que um homem se apaixonou pela filha de um amigo da família, mas não tinha coragem de se declarar, até que um dia ouviu uma história de que se no São João alguém pulasse a fogueira de outra pessoa se casaria com a filha ou o filho daquela pessoa e depois de ouvir essa história ele estava pronto para pular a fogueira e só esperava o dia, porém a família da jovem tinha viajado dias antes e o moço teve que esperar até o próximo ano para pular a fogueira e se casar com a moça.

A VIÚVA

Há muito tempo, uma mulher e seu marido fizeram uma fogueira, mas conta a lenda que quando construímos uma fogueira ninguém pode sair de casa, se saísse alguma pessoa, algo na família iria acontecer. A mulher então recebe a notícia que sua filha iria casar, então ela deixou o marido em casa e foi para o casamento da filha e o marido deciciu ficar. Quando a mulher chegou em casa a meia noite encontrou o seu marido morto no chão. Daquele dia em diante a viúva não quis mais saber de sair de casa no dia de São João.

Nenhum comentário:

Postar um comentário